Monday, October 8, 2012

OS MODERNOS SÃO ETERNOS

Em geral é comum atribuir a palavra moderno a tudo que seja inovador e tecnológico, principalmente dentro da arquitetura e decoração. Neste sentido, ela  também torna-se sinônimo de contemporâneo, embora, na ótica histórico-cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos bastante distintos. O movimento moderno (ou modernismo) é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que  permearam as artes (arquitetura, literatura, música, teatro, pintura e escultura) e o design (decoração e design de produtos) na primeira metade do século XX, pós-segunda guerra mundial.


O Movimento Moderno baseou-se na ideia de que as formas “tradicionais” das artes, da organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que era necessário criar uma nova cultura. Esta ideia se propôs a reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as “marcas antigas” e substituí-las por novas formas de se chegar ao “progresso”. Em essência, o Movimento Moderno acreditava que era novo era também bom e belo.


Esta foto histórica marca um único momento em que grandes nomes do Design estiveram juntos.  Da esquerda para a direita George NelsonEdward WormleyEero SaarinenHarry BertoiaCharles Eames e Jens Risom em uma clássica foto ao lado de suas Obras de Design, publicada na revista Playboy de Julho de 1961.
 Loja Herança Cultural: www.herancacultural.com.br

No comments :

Post a Comment