O dia das Mães está ch
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQ3WDjRN1DeG-y40eL-Sv5EDzc2FbbHfCL4-7rWskIVhJofoN-6-XLxLC-q6GgfWioC1Iy7d_7DYUrCVHJsJPP_Vk5NS7Wpfwo23UGasiB9j7zgRsh43OIvXwSoZtqYjhsV116NlXB9lKG/s320/babies1.jpg)
O que faz um bom filho? Colocando melhor, como ele (ela) se compor
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP_BLbvCInyWc0j4amb4tC5zjBbmCqhta1DMvqOscnZTAel-bYBpTuCxjHVS-ZP7MhBzx9Na8Mth9vMbLVeCdL5G7EWEh4K3ILHIaYLkaNzZ_0JsHpYtQEzqxmXhndBmgg4-MvPQT9XWjj/s320/mamae.gif)
"Ninguém te ama como eu" - este trecho de uma música religiosa nos lembra logo o amor de mãe, a que o próprio Jesus Cristo comparou o amor de Deus. E como definir o amor filial? Perto da fonte inesgotável de carinho que brota do coração materno, os filhos estão todo o tempo "correndo atrás do prejuízo", se sentindo em débito, a conta sempre no vermelho. Para aliviar esse sentimento, queremos lembrar a todos os filhos que suas mães são, antes de tudo, filhas. É verdade, não se lembraram disso, filhos em conflito?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEil2lp6ygZAC5wMv3i2ELB8Q2R9MjcGH1F3wSt_Gm2fM-NR8JhcOmOsvMLYcnbokAQWZZhfu6kVluqUD1mp-eJPwpvwYI9xGsMFYFR_xOxhVcMGbfmkIKSiCTTINt1AlKuVxOMFZhLvVIbK/s320/JA+-+LIANA+999.jpg)
O tipo de filhos que somos é inexoravelmente ditado pelo modelo que nos passaram nossos pais, eles próprios como filhos. Há exceções, mas a regra é esta. E assim continua, de geração a geração. A Sagrada Escritura lembra que honrar pai e mãe "apaga uma multidão de pecados". Não é à toa que desta virtude Deus fez o quarto mandamento. S. Josemaria Escrivá chamava-o de "doce preceito".
O que significa honrar? Não é só amar, no sentido de acarinhar; transcente isso. Pressupõe obedecer, respeitar, cuidar, acolher, e manter, se necessário.Se a mãe quer que seus filhos a honrem, honre primeiro os avós deles ( os sogros estão incluidos ). Do mesmo modo, os pequenos aprenderão a respeitar seus progenitores também, e os mais idosos em geral.
É um círculo virtuoso que se origina na família e permeia as relações humanas na sociedade. Os bons filhos serão bons maridos e esposas, bons pais e seres humanos dos quais o mundo está muito necessitado. Fala-se bastante em tornar as pessoas mais solidárias. Não podemos esquecer que a semente da fraternidade brota em solo familiar e se ramifica para o exterior, se for generosamente adubada e regada por mãos paternas.
Feliz dia dos Filhos e das Mães!
No comments :
Post a Comment