Razão e Sensibilidade (no original, Sense and Sensibility - link para o livro por R$ 12,90 na Livraria Cultura) da inglesa Jan
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVJF5kRZO4KxyDVifvoxtSAJfNXJCE_QyQnjR8mSxu-E5QDOjRqwC8U9VRfBlO3KvPp8OJoby3u-gOJ4mg6rwKQHp_-wuQLPbsQACgCiIY-htTr9zlUHeqDlMNjKZ4sUEltbYV2K8QZ3HE/s320/razao_sensibilid.gif)
Conta estória de duas irmãs, Marianne e Elinor Dashwood , que vivem na inglaterra do século XVIII. Logo no início do livro, o pai delas morre, e assim elas ficam com poucos recursos. Naquela época, as filhas não herdavam, só filhos varões. O irmão fica com os bens e elas, junto com a mãe e a irmãzinha caçula, vão morar de favor em um simples chalé no interior. Sobre este fato a autora embasa sua crítica aos costumes da época, focalizando a injustiça que as mulheres sofriam por não terem seus direitos civis assegurados.
Marianne é a mais sensível (a sensibilidade do título), Elinor, a mais velha é a mais racional (logo a razão). Acontecem peripécias amorosas em que ambas estão envolvidas, sempre se evidenciando o amor e a dedicação entre elas.
O romance rendeu u
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLARdCjjFcZLKYHA4Vgjyv9Lm49GkGKHpjqRiE8DB94aqOr3pPohr_dQOnMr2xXX_3g8Yp36bwu_KBdFIdVA1l2jdMXmnKaj2knbsJGayyMuYDcTV0LUr0AKANFpWbK59FAMRTOVWvz0Ew/s320/razao_e_sensibilidade_1995.jpg)
Os críticos dizem que Razão e Sensibilidade é o seu livro mais fraco, mas a fonte de um filme maravilhoso. A transformação para o cinema foi feita pela própria Emma Thompson, atriz que também participou do filme.
O filme começa com a morte de Mr. Dashwood, que deixa a sua segunda esposa com três filhas de diferentes idades sozinhas. Ele implora no seu leito de morte para que seu filho (do primeiro casamento) não deixe as garotas abandonadas - mas a sua nora é gananciosa e no final, a soma que fica de fato para as irmãs é ínfim
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj0yOEBe-8R-FvldR0MIYofDK4n3gCQDcI3QbjtOZHrUM5pmEoSu4cvgOjAq9RWLTnJhS611_C0WnmCQVrYdbWCi4x_TjXe_c9N7I3cGhm2RcN4lo27_SHnBssIAiWi12o4vFA7bOsutQw/s320/razaoesensibilidade03.jpg)
É magnífico. Ang Lee conseguiu capturar a essência do livro, que realmente passeia pelo drama, pelo romance e também pela comédia. E conta com uma paisagem lindíssima.
É uma linda produção que merece todas as críticas positivas que ganhou até hoje.
No comments :
Post a Comment