Eu valorizo a pontualidade
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNjBtq2voeaH3Y70Sk0DB4wWWqMKlVD-kYsq2YyNKK2inAhqj2ztjRx2mD4vtCa23HmwkUIh-3SRsPLTBeYU322l9lMetXjtNc8vFmYRNXABvQohw5-Iu126uCpgLbwy621za9eX75gl0V/s320/pontualidade+22jpg.jpg)
Pessoas ilustres e ocupantes de altos cargos, por exemplo, podem ser figuras carismáticas. Mas deixam muito a desejar no quesito pontualidade. Digo isto, porque, como jornalista, eu sei o sabor de vários chás de cadeira. Muitos profissionais da saúde também ignoram o que seja a pontualidade. Há algum tempo, ouvi de um dentista que não ser pontual é ensinado como algo de valor, porque trata-se de uma forma de "convencer" os clientes de que eles são tratados por profissionais compenetrados nos seus muitos afazeres.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMuGzkKPfDg1oKlVVXzpaittiG6zAk0MAHRtsY5MIIBGZPmfCOH7MwaH7p2yCMKQP0Hd338_D3e75-eTO85b8I8Axcon1phhk2YX2Tx2EZ1OR-27CaadOX8vLgb62bx6u0RiBaVMd1kDQB/s320/PONTUALIDADE+A4.jpg)
De qualquer forma, parece que um certo desapego à pontualidade cartesiana faz bem. Nas nossas casas, pode ser ótimo para o cultivo de nosso bom humor que saibamos esperar aquela figura da família que demora um pouco mais para se arrumar. Se fizerem uma pesquisa científica, eu estou certo de que pessoas que não se importam com a falta de pontualidade dos outros vivem mais.
Para a santidade ou bem estar cotidianos, precisamos buscar a pontualidade e não se importar com a carência dela por parte de alguns. Jovens, por exemplo, passeiam muito. Combinar, "tal hora", de encontrar alguém ou uma turma é algo muito corriqueiro. Também é corriqueiro que alguém se atrase um pouco. Porém, eu penso que mesmo se houver atraso, a virtude da pontualidade pode ser exercida. Ligar para alguém ou mandar uma mensagem de celular comunicando o atraso pode ser, sim, um gesto de quem se preocupa com a pontualidade.
Mas, caso a pessoa esperada seja muito enrolada, eu penso que podemos pensar em prazos máximos de espera. Se me permitam a brincadeira, vou estipular algumas dicas para que exerçamos bem a paciência e o bom humor com a falta injustificada de pontualidade alheia.
Alguns prazos máximos de espera, sem que percamos a busca pela santidade, são:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-G4Tz1hLwPi8yUm5LSi2sSd0ZUxgfMR8yXgFKoqROr_twd8mLgpwVtl8Up_qM89Z-WkFG7xri6H1TqSR8jL4m-SQu_sdkSSHaYeVGn1nWaH_TXqHNvHUR3iVlDmExJLCdaPD-cTe6wY0O/s320/esperando.jpg)
- Demora de uma pessoa da família para se arrumar... Se for homem, 7 minutos de tolerância. Se for mulher, 31 minutos. Caso esses tempos se excedam, compete à pessoa que espera alguma manifestação de contrariedade diretamente proporcional ao tempo corrido.
- Demora de amigo(s) que não chega(m) para o local de encontro... Se for um programa que você relutou em aceitar, 11 minutos de tolerânci
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4BGoCxcyAb3fxTuZTaqLyMaKOsTp7WIZn2wE3_y7fmirpAQ41XZNTHd3eDH9bKZIdau4JGJOw8lriU6jipZcVATJiGysuR41E4UHwWCZer-dSnSnaj9eScmqN8Q_g04vcVKCiIwrCsN2j/s320/la-espera.jpg)
- Reunião de trabalho... Se foi marcada pelo(a) seu(sua) chefe, o tempo de espera, se não for justificado, coincide com o fim do expediente. E não cabe reclamação, infelizmente.
- Encontro com namorado (a)... Não me atrevo a dar pitacos.
- Espera por um profissional de saúde... Caso não se justifique a demora, 20 minutos. Caso se justifique, depende de seu estado de ânimo.
- Espera por um sacerdote... O tempo de espera coincide com a hora que, de fato, você não puder mais esperar. E não cabe reclamação.
No comments :
Post a Comment