Sunday, February 24, 2013

Ecologia Humana - testemunho

Brigitte Irwin faz parte do pessoal de Thornycroft Hall Conference Center na Inglaterra. Ela nos explica o que é necessário para que os hóspedes sejam bem atendidos, e reflete também sobre o significado mais profundo do seu trabalho.

Sou bióloga e sempre amei a ecologia. Bom, a ecologia mais importante que temos de cuidar é a ecologia humana. Se você pensar, se não apreciar e cuidar da vida das pessoas que tem ao seu redor, de sua família, você não pode ser realmente um bom ecologista. Não seria uma verdadeira ecologia.

 Thornycroft Hall é uma casa de retiros com muitas atividades ao longo do ano: cursos, jornadas de estudo, oficinas e seminários sobre todo tipo de temas: ética empresarial, temas de atualidade, filosofia, teologia, o estudo do Catecismo da Igreja Católica... Também temos retiros espirituais de um dia de duração ou de vários dias. Meu papel aqui, em Thornycroft Hall, é facilitar a apoiar a tarefa das pessoas maravilhosas com as que trabalho, assegurando as melhores condições para aqueles que querem participar nas atividades que se organizam.  Procuro criar um ambiente acolhedor que ofereça às pessoas a oportunidade de sair da agitação e do movimento normal da vida cotidiana por um tempo para que possam estudar e refletir e conseguir um novo enfoque em sua existência, que esteja mais em sintonia com a condição humana, com a verdade sobre a vida e o mundo..., e penso que ajudar a criar um ambiente que lhes dê o espaço, o tempo e a paz que necessitam é realmente valioso.

 De fato, como o vejo, as atividades que aqui se realizam enriquecem as vidas dos assistentes, e alcançam também a todas as pessoas com as que estão em contato: em primeiro lugar as suas próprias famílias e em continuação seus amigos, conhecidos, companheiros de trabalho, e ao final, chega ao conjunto da sociedade, porque inclusive se só uma pessoa procura cuidar e ajudar aos demais, de alguma maneira o mundo inteiro se beneficia.

 Na cozinha, os alimentos devem ser saudáveis e nutritivos, além de serem apetitosos, e isso supõe uma boa dose de arte culinária e de ciência doméstica.  Há uma grande quantidade de arte no mundo da alimentação, em decorar as mesas belamente com flores, em dar-se conta de que alguém pode necessitar de algo especial e na organização das dietas, de forma que cada alimento seja uma experiência maravilhosa para eles. Tratamos de cuidar de modo especial as ocasiões especiais: aniversários, dias de festa, para que sejam celebrações reais. Depois vem o serviço de limpeza. Tratamos de dar à casa um ambiente fresco e caseiro, com tudo em seu lugar, de forma que se torne acolhedor e agradável.

 Dizer as coisas espirituais através das coisas materiais.

 Encanta-me o fato de que os seres humanos sejam ao mesmo tempo seres materiais e espirituais, pelo que se podem “dizer” as coisas espirituais através das coisas materiais. Por exemplo, acabamos de preparar um alimento para alguém que está enfermo. Utilizamos um guardanapo de pano bordado sobre a sua roupa, uma toalha sobre a bandeja, umas pequenas flores e a comida bem preparada, para atrair essa pessoa a comer algo e sentir-se melhor. A mensagem, no todo, é: ”Você é importante!” O que queremos fazer é trazer um pouco do céu à terra.
A fonte é o site opusdei.org

No comments :

Post a Comment