Monday, February 11, 2013

Nosso querido batom

O batom, nosso velho e confiável amigo, está mais poderoso e diversificado. Os tipos e infinidade de cores nos confundem, mas tal dúvida é a nosso favor, porque podemos variar e brilhar ( ou ficar nos foscos, chamados mate), nos dois sentidos. Um batom de qualidade ajuda a hidratar - cada vez mais eles contêm ácido hialurônico e outros ingredientes anti-idade, recuperando a mucosa e a pele adjunta, e também protetor solar. Quanto mais estivermos de batom, melhor.

Estamos no verão, estação que traz muito calor e chuva, embora as lojas já estejam em liquidação, trazendo antecipadamente roupas de meia estação - será que isso existe em nossa cidade? E há tempo, em relação a clima e duração, de aproveitarmos as vantagens da hora.

Claro que usamos batom o tempo todo, mas nossas preferência costumam variar nos tons, de acordo com o que nos pedem as roupas e a ocasião Então, rosa, vermelho, coral, laranja, marrom, nude, brilho transparente, qual e quando?

O rosa vai bem para qualquer cor de pele e cabelo, de dia ou de noite, mas é preciso ver o tom:

- Rosa-bebê: as de pele bem clara devem preferi-lo para o dia, pois não pesa no visual. Essa especificação não impede que usem outra tonalidade, desde que faça o mesmo efeito. Também para as mais morenas vai bem, desde que o tom de pele se destaque com a combinação de olhos e boca.
- Rosa- claro: as ruivas ficam muito bem com essa nuance, pois seu cabelo já chama a atenção. Esse tipo deve evitar muita coloração, preferindo olhos esfumados e rímel também. Isso destacará o seu ponto forte, o tom do cabelo.

- Rosa-choque: deve ser o querido das morenas, pois faz um bonito contraste, levanta a maquiagem. Não é preciso repetir que uma cor de batom marcante puxa olhos mais discretos, mas ainda depende da ocasião e da hora.

- Rosa- escuro: oportunos para a pele negra, porque aparecem mais, são mais condizentes. O ideal é o batom mate, mais fosco, o que não quer dizer que, à noite, não possam aplicar um brilho em cima dele, o que, aliás, é o ideal para todas e todos os batons, pois essa combinação batom+brilho fixa melhor.

- Vermelho-tomate: serve como uma luva para as clarinhas, pois não é tão pesado quanto o vermelho tradicional, mais forte e impactante, fica mais vibrante e combina muito bem com uma pele branca. Serve para todas, pois é um coringa.

- Vermelho-alaranjado: esse tom é o recomendado para as ruivas, pois harmoniza sem chocar com o tom do cabelo e, frequentemente, da pele.

- Vermelho-clássico: é tradicional, atemporal e um ícone, como o nome já indica. Valoriza qualquer pele, principalmente as morenas, e as roupas, desde que sejam mais discretas e não briguem com a tonalidade, o que deve ser sempre levado em conta na escolha da maquiagem. O batom vermelho rubro já chama atenção, então os olhos devem somente complementá-lo, e não brigar pelo foco.

Já falamos sobre o nude, ou cor-de-boca, e o marrom é para preferências pessoais, embora seja uma tonalidade mais invernal.
                                                                    Maria Teresa Serman

No comments :

Post a Comment