Thursday, February 14, 2013

EmContando - 21 - Duas parábolas

Queridas amigas e amigos!

Trago para vocês, hoje, duas parábolas    para uma saudável reflexão. Eu as tenho guardadas  há um bom tempo. Copiei-as de um livro de minha netinha Mariana, que vocês já conhecem bem por seu grande amor a livros e histórias. Espero que gostem.

Podia Ser Pior 

Isaac, um judeu pobre, foi pedir conselho a um rabino.
“Rabino, diga-me o que fazer - exclamou. - Sou um homem pobre. Tão pobre, que minha mulher, meus seis filhos, meus sogros e eu temos que viver  todos  juntos. Estamos tão cheios uns dos outros que brigamos  o tempo inteiro. É um inferno ter que viver com tanta gente num barraco de um cômodo. Não agüento mais. Eu preferiria me enforcar a voltar para casa. “
O rabino pensou no problema por alguns instantes.
“Meu filho” - disse ele então -, “se você fizer o que vou lhe dizer, garanto que sua condição irá melhorar.”
“Faço o que o senhor disser, se for para acabar com essa loucura” - prometeu Isaac.
“Quantos animais você tem?” - perguntou o sábio rabino.
“Uma cabra, uma vaca e algumas galinhas.”
“Vá para casa e ponha os animais para dentro, para que vivam com você.”
Isaac ficou horrorizado com a idéia, mas ele queria manter sua promessa. Então voltou para casa e seguiu o conselho do rabino.
Dois dias depois Isaac voltou ao rabino.
“Rabino” - ele exclamou. - “Eu fiz como o senhor mandou: pus todos os animais dentro de casa. Agora me arrependo de ter prometido lhe obedecer, pois as coisas estão ainda piores. Não agüento mais um dia dessa loucura. Por favor me ajude!”
“Bem, filho” - respondeu o rabino -, então vá para casa e ponha as galinhas para fora. Que Deus o ajude.”
Assim o pobre Isaac voltou para casa e enxotou as galinhas. Dois dias depois ele voltou ao rabino.
“Rabino” - exclamou -, “não agüento mais. A cabra está destruindo tudo dentro de casa. Quero que ela saia!”
“Então vá para casa e ponha a cabra para fora” - disse o rabino. -
“Que Deus o ajude.”
Isaac voltou para casa e enxotou a cabra. Dois dias depois ele voltou ao rabino.
“Rabino” - suplicou -, “não agüento mais. A vaca está fazendo uma bagunça na minha casa. Ela precisa sair.”
“Então vá para casa e ponha a vaca para fora” - aconselhou o rabino.
Mais uma vez Isaac foi para casa e pôs a vaca para fora.
Muito tempo se passou. Então, um dia, Isaac voltou ao rabino, radiante de felicidade.
“Obrigado, rabino” - ele sorriu. “ O senhor mudou minha vida! Desde que pus os animais para fora, minha casa tornou-se limpa e tranqüila. Estamos todos muito felizes agora. Deus realmente nos abençoou.”

O Tesouro na Lareira de Isaac

Havia um pobre judeu chamado Isaac, que vivia numa cabana, muito longe da cidade. Certa noite, ele teve um sonho estranho. Sonhou que havia um grande tesouro enterrado sob a ponte que levava ao principal portão da cidade.
Bem cedo, na manhã seguinte, Isaac começou sua longa jornada até a cidade. Após vários dias de caminhada, ele chegou à ponte. Mas ela estava fortemente guardada por soldados. Isaac decidiu esperar até que escurecesse para começar a procurar pelo tesouro. Então ele se esgueirou para baixo da ponte e começou a cavar.
“Quem está aí?” - rugiu o capitão da guarda. Isaac se arrastou de sob a ponte.
“O que está fazendo aí, velho?” - o capitão exigiu saber.
Na simplicidade de sua pobreza, Isaac contou a ele seu sonho sobre o tesouro enterrado sob a ponte.
“Seu velho tolo” - o capitão riu -, “onde estaríamos todos se fossemos prestar atenção aos nossos sonhos? Ora, noite passada tive um sonho parecido com o seu. Sonhei que bem longe, num casebre pobre, que pertence a um homem chamado Isaac, havia um tesouro enterrado sob a lareira. Agora dê o fora daqui, seu velho tolo!”
Isaac voltou para casa o mais rápido que pode. Ao chegar, tirou as cinzas da lareira  e começou a cavar. Lá, bem debaixo de sua própria lareira, havia um grande tesouro.

(Em “Fábulas do Mundo Todo” Ed. Melhoramentos 2004 - Adaptadas por Bem Alex e traduzidas por Antônio Carlos Vilela)

Por Agnes G Mylles

No comments :

Post a Comment