Thursday, February 7, 2013

Um dos melhores amigos das garotas

Por Maria Teresa serman
No filme "Os homens preferem as louras", Marilyn Monroe canta a mais famosa versão da música "Diamonds are a girl's best friends", que significa a afirmação fútil e gananciosa "Os diamantes são os melhores amigos de uma garota". A frase se tornou antológica, e já foi muito parodiada. Dizem, referindo-se à maquiagem, que o batom, ou o rímel, é o melhor amigo etc.

Hoje vamos falar de um outro bom amigo, o delineador. Realmente ele dá um toque de mais realce aos olhos, e, junto com o outro amigo, o rímel, faz um dupla fantástica. Acrescentando-se um iluminador, então, não tem pra ninguém. Nós, garotas de hoje em dia, somos privilegiadas em relação às de outras décadas atrás, pois atualmente encontramos o produto com várias texturas e cores, para todos os gostos e ocasiões, desde o preto básico, mas sempre imbatível, passando pelo marrom mais discreto, berinjela, azul, dourado, prata e por aí vai.

O delineador é mais durável que o lápis, e pode ser aplicado com pincel ou vir em forma de caneta, líquido ou em creme. Este último tipo é, na minha opinião, mais fácil de aplicar, pois permite um traço fino, como o líquido, ou mais grosso, se ampliamos seu contorno. Em compensação, os pastosos demoram mais pra secar. E lembrem-se que, em ambos os casos, não precisa se desesperar se borrar; é só limpar com cuidado, com um cotonete levemente umedecido em demaquilante. O meu preferido é o maravilhoso Fluidline, da MAC, tipo musse, que desliza e facilita o trabalho do pincel e da vista cansada. Nem demora pra secar, na verdade.

Se passar a sombra na pálpebra móvel antes do delineador, esta dará mais aderência a ele, e tal procedimento evitará ter que refazer o traço, se a sombra invadi-lo. O estilo gatinho continua na moda, sempre com a ponta um pouco elevada, para levantar o olhar e dar a impressão de aumento dos olhos. Quanto menor a pálpebra, mais fino deve ser o risco, que pode ser esbatido com uma sombra do mesmo tom, ou usar uma de uma tonalidade um ponto mais clara, para não pesar. De qualquer jeito, o delineador vai dar definição ao olhar. Procure fazer traços semelhantes em comprimento e largura em ambos os olhos, para não desequilibrar o visual da face.

Não é necessário, e previne melhor os borrões, fazer o risco desde o canto interno do olho, pode-se começar mais para o meio, sempre harmonizando o traço para não ficar óbvio. E não custa relembrar que olhos mais evidenciados pedem batom ou brilho labial menos chamativo.

No comments :

Post a Comment