Saturday, February 9, 2013

"Nada fixa tanto as coisas na memória quanto o desejo de esquecê-las"

Mais uma frase de seriado em que resolvi meditar e oferecer o resultado a vocês. Espero que ajude a analisar alguns fatos que frequentemente nos pesam na alma. Não porque eu seja sábia, longe disso, mas por serem algumas preocupações e dores comuns a todos nós, seres humanos. Por mais diferentes que sejam as pessoas, somos feitos da mesma matéria e à semelhança de um único Pai, que enraizou em cada um ânsia de eternidade e esperança de felicidade duradoura.

É pura verdade o que a frase constata. Quanto mais fazemos força para esquecer algo ou alguém, mais profundo e teimoso é o sofrimento que o torna inesquecível. Se centramos nossa vida em uma busca inclemente pela felicidade, descuidando dos detalhes de amor com o próximo, ou até desconhecendo totalmente sua necessidade de ser feliz também, o resultado é o oposto ao que perseguimos. Quando lutamos contra um defeito ou fraqueza de caráter só com nossas pobres forças, abrindo mão da ajuda de pessoas competentes, ou desprezando a misericórdia de Deus e os meios que nos propiciou, como os sacramentos, a direção espiritual, a oração, essa será uma batalha perdida, ainda que árdua. Só sentiremos a dor do fracasso, não a fortaleza de recomeçar.

Ninguém consegue nada sozinho, sequer com um auxílio puramente humano. E devemos a nós mesmos a paciência de permitir, e aguentar com otimismo, que o tempo aja, sobre nós e os outros envolvidos. A vida, e Aquele que a tem nas mãos, segue seu curso, cada alma tem sua resistência, e o próprio Criador respeita isso, pois foi dele que recebemos o grande dom da liberdade de escolha. Se muitas vezes a escolha é errada, já quando reconhecemos esse fato e nos colocamos à Sua disposição para que Sua graça opere em nós e nos que amamos, está ganha a primeira batalha. O exército da boa vontade invade o núcleo da dor e suaviza a espera - a espera da ação completa do Bem.

Para finalizar, nada me parece mais apropriado do que o conhecido poema/oração de Santa Teresa de Ávila, a reformadora do carmelo, a grande doutora da Igreja, profunda conhecedora das almas e da experiência constante da presença atuante de Deus em nossas vidas:
"Nada te perturbe,
nada te espante,
tudo passa,
Deus não muda,
a paciência tudo alcança;
a quem tem Deus
nada lhe falta:
só Deus basta."

 Por Maria Teresa Serman

No comments :

Post a Comment