Thursday, February 21, 2013

Lar, doce lar...que escondes os meus defeitos!

Fui buscar inspiração no livro que já citei e aproveitei aqui, Provérbios e Virtudes, que acho muito perspicaz e cheio de lições práticas. Vamos lá, então.

Este provérbio transbordante de conhecimento da natureza humana revela os dois tipos de "doçuras" do lar: o calor do afeto mútuo e o falso conforto do egoísmo preguiçoso. Porque é precisamente no lar, com a desculpa de "estar à vontade", que mais facilmente nos deixamos cair no desleixo.

O lar pode e deve ser "doce", o lugar onde recebemos e damos calor e compreensão e onde a personalidade humana se desenvolve com a necessária intimidade; mas pode ser também um esconderijo onde se cultivam caprichos e manias, onde nos desentendemos dos familiares e nos isolamos. Se fora do lar devemos "comportar-nos" porque estamos à vista dos estranhos, porque os outros nos julgam e  podem censurar-nos isto ou aquilo, dentro de casa, não; é como se o lar fosse, par alguns, o reduto onde podem "soltar todas as manias e requintes egocêntricos, que os outros integrantes da família têm obrigação de suportar porque, afinal de contas, "estou na minha casa, e na minha casa faço o que quero".

Apesar de irônico, o refrão é verdadeiro em todos os casos em que se esquece, ou não se quer recordar,que é dentro de casa que devemos dar o melhor de nós mesmos; é ali que, pelo bom ou pelo mau exemplo, levantamos ou afundamos aqueles que mais amamos. O lar, pois, não pode ser o refúgio das manias e dos desleixos; deve estar recheado de um dinamismo alegre, todo ele encaminhado a servir aos demais: o melhor trabalho de todos.

Complementando o que diz o livro, o lar é onde o marido deve ser mais carinhoso e solícito; a esposa, mais bonita e interessante; os filhos, alegres e disponíveis ao serviço como se estivessem com seus amigos. Enfim uma reprodução do lar de Nazaré, pois não podemos imaginar Jesus fechado em seu quarto (será que Ele o tinha?); Nossa Senhora, desleixada e choramingando porque teve que carregar muita água da fonte para lavar e cozinhar; e S. José respondendo com grunhidos ou sequer conversando, deixando sua esposa falando com uma parede.
                                                                                                            Maria Teresa Serman

No comments :

Post a Comment