Tuesday, February 19, 2013

Sabonete não é só pra banho!

Todos o conhecem e o usam, nas mil variedades e tipos que em que o encontramos: barra, líquido, cremoso, hidratante para banho, esfoliante, desengordurante, etc, etc, etc. Porém, poucos e poucas exploram suas outras possibilidades. Então, vejamos:

1- Tira-manchas poderoso: aproveite pedacinhos de sabão, principalmente do branco, mais eficiente, colocando-os em uma vasilha e despejando água quente para formar uma mistura como geleia. Esfregue as manchas resistentes ou colarinhos sujos com essa papa e esfregue-os, ou leve à máquina. Sairão impecáveis! O branco é muito eficiente para remover manchas de sangue no tecido úmido também.


2- Limpa unhas: se vai fazer aquela faxina e não quer usar luvas, para impedir que suas unhas fiquem sujas por dentro, raspe-as na superfície de um sabonete e depois trabalhe desse modo, sem lavá-las. Isso impedirá que a sujeira penetre nelas.


3- Gavetas deslizando: a madeira acaba inchada pela umidade, dificultando seu deslizar. Retire as gavetas dos trilhos e passe sabão nos trilhos, deixando uma fina camada. Isso só pode ser feito, porém, nos trilhos de madeira ou acrílico, pois os de metal enferrujam com o tempo.


4- Fios protegidos: se você tem um animal em casa que adora roer fios, passe sabonete neles - nos fios, não nos animais, é claro! Os bichinhos não vão apreciar o gosto amargo e desistirão do projeto. Passe um pouco, não exagere, para que ele não engulam muito.


5- Sobrancelhas fixadas: sempre usamos rímel incolor para fixá-las como queremos, principalmente os fios rebeldes. Mas, se este acabar, ou não estiver por perto, pode pentear com a escovinha umedecida e passada de leve pelo sabonete. Mas cuidado pra não ficar branca e nem cair nos olhos.
6- Alívio para picadas de mosquitos: depois que eles atacam, fica aquela coceira e incômodo! 


Esfregue suavemente lascas de sabonete nos lugares, e o hidróxido de sódio contido nele "secará" as picadas.

7- Sachê nos armários: para espantar traças, coloque umas lasquinhas de sabonete em um saco de papel, feche-o com o grampeador e fure-o em vários pontos, para o cheiro sair. Ele espantará os insetos: contudo, não use sabonete de ervas ou frutas, pois atrairá os bichinhos, ao invés de repelir.


8- Prazer com economia: outro modo de aproveitar as sobras dos sabonetes é abrir um buraco pequeno em uma esponja para banho e introduzi-los ali. Você terá um banho cheio de espuma!


9- Costura e reparos: para fazer entrar com mais facilidade uma agulha em um tecido grosso, esfregue sabonete nela antes de começar. Os mesmos ácidos graxos atuarão também nos parafusos e pregos que queira colocar em uma parede.


10- Amaciante caseiro: para quem gosta de fazer coisas artesanais, aí vai a receita: 1/2 sabonete ralado grosseiramente + 1 litro de água. Deixe amolecer para levar ao fogo baixo até derreter totalmente, sempre mexendo. Antes de esfriar, adicione 2 colheres de sopa de glicerina líquida, 1/2 litro de de leite ou água de rosas e 5 litros de água fria. Pode completar com algumas gotas de um perfume suave, que lhe agrade.

                                                          Maria Teresa Serman 

No comments :

Post a Comment