Thursday, January 12, 2012

Arquitetos e Designers: respeitem a história de seus clientes !!!

Me formei em Design de Interiores e curso atualmente Arquitetura e não tive nenhuma disciplina que abordasse, mesmo que de forma superficial, o assunto que quero comentar hoje. Quando um Designer de Interiores ou um Arquiteto, vai realizar um projeto de uma residência, logo se imagina um projeto idealizado: mobiliário moderno, revestimentos contemporâneos, acessórios de última geração e etc. Não é errado pensar desta forma, mas tem um outro lado que também deve ser levado em consideração.

Um Designer ou um Arquiteto tem que entender antes de tudo que o projeto realizado por ele interfirará no modo e qualidade de vida das pessoas que vão utilizar aquele espaço. Pessoas possuem história, memórias e lembranças. Isto deve ser extremamente respeitado na elaboração de um projeto. Tenho visto muitos projetos que ignoram a história dos moradores simplesmente para seguir uma tendência. Tendências mudam, a história não.

Um móvel passado de geração para geração tem infinitamente mais valor afetivo e emocional do que um móvel feito sob medida para o projeto. O problema é quando o móvel ou aquele acessório encontra-se em mau estado de conservação. Uma das saídas é utilizar técnicas de restauração ou até mesmo repaginação. Já pensou em pegar aquela cristaleira antiga que era da avó da cliente e restaurá-la? Você dará uma apresentação totalmente nova para uma peça antiga. Você estará modificando mas respeitando a história do móvel e consequentemente dos seus donos.

Portanto, tanto o Arquiteto como o Designer de Interiores tem a obrigação de respeitar e compreender a história e a necessidade do cliente em seus Projetos.


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