Wednesday, January 11, 2012

Idéias de Iluminação para Living

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a importância de um bom projeto luminotécnico para as residências. Afinal, se há um elemento capaz de mudar a atmosfera de um ambiente, para o bem ou para o mal, esse elemento é a luz.

Em atenção à melhor maneira de aproveitar todos os lugares de uma residência, projetos diferenciados fazem todo o sentido. Assim, a sala merece um tipo de iluminação, o escritório outro, a varanda, os quartos, a cozinha, o banheiro etc. Como o assunto é muito extenso, hoje vou fazer algumas considerações sobre a sala, ok?

É a área central da casa, onde muita coisa acontece. O projeto luminotécnico vai depender um pouco da planta. Se a sala for em "L", pode-se ousar mais. Se for pequena, menos.

Caso seja grande (mais de 30 metros quadrados), aí dá para fazer muita coisa, com elementos mais cenográficos para um cantinho especial, mais iluminado para o setor coletivo.

Tudo vai depender do partido a tomar. Isto é, o que você quer da sua sala: um ambiente mais espontâneo, alegre, ou mais intimista, recatado? Com a luz, é possível ter as duas coisas, dependendo dos botões a apertar.

Há dois tipos de iluminação: a natural – que vem do sol - e a artificial, que conseguimos por meio do uso de lâmpadas, luminárias e abajures .


Na sala, mesmo os ambientes mais enxutos podem ser privilegiados com o uso correto da iluminação. Cortinas, por exemplo, ajudam a atenuar a luz do sol; à noite, podemos fazer uso de sancas iluminadas nas cortinas (aquelas pequenas aberturas no forro de gesso, onde fixamos o trilho da cortina ), que proporcionam um efeito muito bonito.

Dependendo do seu estilo de vida, a sala pode adquirir uma iluminação muito peculiar. Às vezes temos o lugar de assistir TV, do estar e do jantar no mesmo ambiente. Nesses casos, o ideal é criar possibilidades de separação para os pontos que podem ser iluminados. Por exemplo: você pode ligar as luzes da sala de estar, de jantar ou da estante (no caso de você ter a TV na sala) separadamente ou todas ao mesmo tempo. E para aumentar a versatilidade, é importante ter tomadas para abajures e luminárias avulsas.

Quando se assiste à TV, o ideal é que o ambiente fique mais aconchegante, com uma iluminação menos intensa, que interfira menos no contraste e nas cores da imagem.



 No jantar, algumas pessoas preferem ter à mesa os pratos e copos (principalmente se forem de cristal!) bem iluminados.


 Agora, quando se recebe visitas, o ideal é que o tipo de iluminação varie conforme a ocasião. Num momento mais íntimo, podemos apagar todas as luzes e fazer uso de abajures com iluminação amena. Em outra ocasião, podemos preferir o ambiente mais claro, mais nítido.



 Como vocês podem ver, há inúmeros recursos. Até mesmo um simples abajur, ou uma pequena luminária, podem melhorar e incrementar sua sala!!!


No comments :

Post a Comment