Tuesday, January 3, 2012

Boa notícia: droga consegue despertar pessoas em coma depois de anos!

Um medicamento, chamado zolpidem, tem acordado algumas pessoas em estado vegetativo, em coma há anos.

O primeiro caso relatado foi de um paciente, Louis Viljoen, da África do Sul, em coma há três anos. Ele começou a agarrar as pontas do colchão durante uma noite, e o médico lhe receitou, então, o zolpidem, para que dormisse melhor.

A surpresa foi que, vinte minutos depois de sua mãe ter dado a ele o comprimido e de tê-lo alimentado por um canudo, Viljoen começou a se mexer. Seus olhos, que normalmente vagavam desfocados, se tornaram conscientes. E, então, ele começou a falar (suas primeiras palavras foram "Olá, mamãe"), e mover-se (podia controlar seus membros e músculos faciais). Algumas horas mais tarde, ele voltou a ficar indiferente. Mas o remédio voltou a reanimá-lo no dia seguinte, e nos subsequentes, por algumas horas de cada vez.

E depois de um tempo, não precisou mais do zolpidem. Viljoen retornou já falando frases completas; não só reconheceu a mãe, como vozes de pessoas que tinham falado com ele durante seu estado vegetativo. E ainda se recordava de conversas do dia anterior. Com o tempo, sua cognifição foi melhorando.
O zolpidem não funciona para todos, mas é uma excelente notícia para pessoas que os médicos desenganavam anteriormente. E um alerta para os que com eles convivem, para que só falem coisas positivas quando perto dos doentes, e não parem de acreditar na sua recuperação.

No comments :

Post a Comment