Thursday, August 19, 2010

Bonsai decoração viva

O bonsai é um excelente apontamento de decorativo no entanto requer alguns cuidados, mas se os respeitar poderá ser uma peça de maior valor na sua decoração de casa e jardim.
Hoje, nesta publicação, deixa-mos algumas dicas de como tratar um bonsai, mas o melhor é mesmo informar-se melhor, referimos o bonsai como adorno decorativo mas como qualquer outro ser vivo precisa de cuidados.

Apresentação de Bonsai


Ideias decoração mobiliário | Bonsai
O Bonsai é uma arte viva milenar, constituída por uma árvore dentro de um recipiente pequeno onde é necessário alguns cuidados para o manter vivo e em excelentes condições.

Ao que parece a palavra bonsai e constituída por duas unidas, "Bon" de tradução vaso e "sai" tradução de árvore. Bom é no fundo ter uma pequena árvore em casa como adorno decorativo, mas com alguns cuidados especificas.

Tratar de um bonsai


Ideias decoração mobiliário | Bonsai
Um bonsai tem de ter alguns cuidados específicos,
adubar, transplantar, podar, regar e colocar ao sol entre muitos outros cuidados.

Parece que os pequenos bonsais precisam de apanhar diariamente cerca de duas horas de luz directa, mas com algum cuidado para que não colocado nas horas de maior calor. O bonsai precisa de muita luz, o seu pequeno vaso oferece um& suporte a vida mas limitado, precisando de um cuidado rigoroso com a adubação para se manter vivo e em óptima condição de saúde.


Adubar um bonsai



Ideias de decoração mobiliário | Adubar bonsai
Os bonsais estão limitados a pouca quantia de terra, esta tem de ser muito nutritivas para que sustente a vida do bonsai. De tempos em tempos é necessário trocar toda a terra do bonsai normalmente em intervalos de 2 em 2 anos ou de 3 em 3 anos, tudo depende da espécie do bonsai.

A adubação é feita por duas formas composto orgânico e composto liquido. O orgânico vai decompondo-se com tempo sendo a sua nutrição prolongada leva cerca 3 meses a decompor na totalidade, em relação ao adubo liquido serve para enriquecer a folia do bonsai promovendo o desenvolvimento das pequenas folhas. Este e aplicado com maior frequência em relação ao adubo sólido.


A poda do bonsai



ideias decoração mobiliário | poda bonsai
Um bonsai deve assimilar-se a uma árvore velha, isso é realizado através da poda e da aplicação de arames. A poda da árvore deve ser realizada para manter a forma ideal e para promover o surgimento de novas folhas com mais vigor. Isto claro tem uma altura ideal para se fazer, geralmente é antes de os novos brotes rebentarem mas algumas espécies permitem uma poda ligeira durante a altura mais explosiva da folhagem. Mais uma vez alerto para informar-se primeiro antes de colocar as mão à obra.


Moldagem bonsai



Ideias decoração mobiliário | Moldar Bonsai
Os bonsais para adquirirem um aspecto de árvores velhas precisam de ser moldados, uma das técnicas de moldagem recorre a arames para baixar os ramos e produzir uma ideia de árvore velha. Pois se reparar na natureza as árvores velhas tem os seu ramos baixos devido ao tempo de existência. A ideia aqui é produzir o mesmo efeito de forma artificial. Existem varias espessuras de arames para a moldagem, e preciso ter alguns cuidados como não apertar demasiado o arame e marcar a casca da árvore.


Iluminação necessária para o bonsai


Ideias decoração mobiliário | iluminação Bonsai
O bonsai requer muita luz no entanto não deve apanhar luz directa, podendo por em risco a sua árvore. Geralmente quanto os bonsais estão expostas demasiado tempo á luz directa secam e morrem. O ideal é apenas apanharem duas horas de luz directa por dia em períodos de pouco calor. O vaso por ser pequeno leva a terra a secar demasiado rápido sendo necessário uma constante atenção. Em casa o bonsai deve ficar perto de uma janela nunca mais de 50cm afastado caso contrário pode começar a morrer por insuficiência de luz.


Transplantar o Bonsai 



Ideias decoração mobiliário | Transplantar bonsai
Tal como já foi dito o bonsai precisa de ser transplantado de tempos em tempo, isso deve-se à necessidade de renovar o solo com novos nutrientes, os adubos não chegam para o efeito é preciso mesmo mudar a terra. A terra dos bonsais é uma mistura de várias terras, para reunir excelentes condições nutritivas e níveis de humidade aceitáveis ao seu bonsai.

A terra é preciso ser trocada com menor intervalo de tempo em plantas jovens e de grande capacidade de folhagem, outras vezes é preciso mudar a terra porque a árvore começa a melindrar.

Outras vezes o bonsai desenvolveu tanto que as raízes saem do vaso, isto é sinal de uma intervenção urgente. Nesta situação é necessário adquirir um vaso maior e cortar algumas raízes. Informe-se melhor primeiro, cada espécime tem as suas exigências.

Por todos estes motivos é necessário trocar a terra e por vezes de vaso também.


Onde colocar o Bonsai na sua decoração



Ideias decoração mobiliário | Mini bonsai nano
O bonsai pode ser colocado em quase qualquer parte em sua casa, desde o hall de entrada onde é possível receber alguma luz por parte de janelas nas portas, numa sala comum perto de uma janela onde recebe com facilidade a luz do exterior, pode usar no seu jardim como um apontamento de decoração central. Enfim desde que respeite as necessidades básicas pode usar o bonsai onde pretender.

No comments :

Post a Comment