Monday, August 16, 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 55)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Cuidados com a pele
1 – A. diz: Como um adolescente deve cuidar da pele, quanto a exposição ao sol ? Existe algum creme especial para adolescentes usarem no dia a dia que não faça mal para o futuro?

RESP: Caro A., seria muito bom consultar um Dermatologista que examinará o tipo de pele do Adolescente e indicará com maior precisão qual o creme e o que utilizar para a exposição ao sol, ok ?
Sempre é aconselhável uma consulta pessoal, especialmente em Dermatologia .
Fico às suas ordens, Mannoun

Olheiras profundas
2 - A. diz: Tenho 17 anos e olheiras muito profundas no rosto. O que posso fazer para diminuí-las e qual é a razão de tê-las?
RESP: Caro A., são varias as causas de olheiras e é sempre aconselhável uma consulta a um bom Clínico, que pesquisará as causas e indicará o tratamento a ser feito. Muitas vezes é algo familiar, mas nem por assim pensar se descarta a idéia de uma consulta médica que tem indicação para tranquilidade de quem as apresenta.Se não houver causa clínica, então é a hora de uma boa Cosmetologista e/ou esteticista.
Atenciosamente às suas ordens, Mannoun

Método Billings
3 - L. M. diz: Dra a senhora poderia falar algo sobre o método Billings, suas vantagens no controle da natalidade e qual é a razão deste método ser permitido e das anticoncepcionais não serem? Quem pode fazer este método e a partir de que idade ensinar? Como se pode aprender?

RESP: Cara Sra.L.M.
O método Billings refere-se à observação pelas mulheres, do funcionamento do seu próprio corpo no que se refere às funções ovarianas. Baseia-se no fato de que o mesmo hormônio que amadurece os óvulos nos ovários também produzam, na vulva, uma secreção chama da " muco cervical " que se nota precedendo a menstruação. Percebe-se visivelmente - é uma secreção incolor, viscosa como clara de ovo, que depois amarela e fica mais espessa e cessa . Surge então a menstruação.
É importante esta observação feita por um casal de médicos australianos - o casal Billings ( daí o nome do método ) para ajudar casais que não conseguiam ter filhos. Existe uma Entidade - a CENPLAFAM (Centro de Planejamento Familiar ), onde encontrará minuciosamente as explicações que deseja e que estou tentando resumir.
É uma conduta superior à qualquer contraceptivo porque aproxima e une os casais em torno da VIDA, respeitando os ciclos naturais do organismo humano e não agredindo a mulher com hormônios ou outros métodos que podem causar inúmeros problemas de saúde - basta ler as letrinhas bem miúdas de cada bula de contraceptivos....
Aliás o nome é bem significativo contraceptivos - quer dizer contra = contra e concepção= conceber= vida ! Contraceptivo significa contra a VIDA!...
Esta é a principal razão de se recomendar o método que é a favor da vida - do bebê, da mãe e da família. Fico a seu dispor para não me alongar muito e parabéns por desejar guardar bem sua família e sua vida!
Atenciosamente, Mannoun

No comments :

Post a Comment